Educação no Brasil avança a passos lentos, diz estudo
A educação brasileira avançou entre 2005 e 2007, mas "não na velocidade esperada"
Há mais crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola e mais crianças alfabetizadas até os oito anos, no entanto, o aprendizado deles ainda não está dentro do esperado. Há mais jovens ingressando no ensino médio, mas apenas 44% deles conseguem ter o diploma até os 19 anos.
Há mais crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola e mais crianças alfabetizadas até os oito anos, no entanto, o aprendizado deles ainda não está dentro do esperado. Há mais jovens ingressando no ensino médio, mas apenas 44% deles conseguem ter o diploma até os 19 anos.
![]() Regiões Norte, Sul e Centro-Oeste ainda não atingiram 90% de atendimento na faixa etária de 4 a 17 anos |
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O dinheiro investido para que se possa alavancar o atendimento e a qualidade ainda é pouco, 3,7% do PIB em 2007. O movimento propõe que a porcentagem chegou 5% em 2010.
"Caminhamos pouco", diz José Francisco Soares, professor da UFMG (Unviversidade Federal de Minas Gerais). Mas, segundo ele há um aspecto bastante positivo apontado no levantamento. "Ele [o levantamento] indica o caminho. Hoje temos uma agenda pública da educação para todos."
"Caminhamos pouco", diz José Francisco Soares, professor da UFMG (Unviversidade Federal de Minas Gerais). Mas, segundo ele há um aspecto bastante positivo apontado no levantamento. "Ele [o levantamento] indica o caminho. Hoje temos uma agenda pública da educação para todos."
Na pauta
O relatório confirma algumas preocupações que já têm sido discutidas tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. A primeira delas é em relação ao atendimento das crianças e jovens de 4 a 17 anos - a meta 1 do Todos pela Educação almeja que todo esse público esteja na escola em 2022.
Segundo o estudo, as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste precisam de mais atenção pois não atingiram a média nacional de 90% de atendimento dessa faixa etária.
Há um dado positivo em relação à faixa etária entre 7 e 14 anos: 97,5% dessa população está na escola. No entanto, quando se trata de crianças entre 4 e 6 anos a porcentagem cai para 81,6% e, ao medir o atendimento aos jovens de 15 a 17 anos, a porcentagem é de 79,6%.
Segundo o estudo, as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste precisam de mais atenção pois não atingiram a média nacional de 90% de atendimento dessa faixa etária.
Há um dado positivo em relação à faixa etária entre 7 e 14 anos: 97,5% dessa população está na escola. No entanto, quando se trata de crianças entre 4 e 6 anos a porcentagem cai para 81,6% e, ao medir o atendimento aos jovens de 15 a 17 anos, a porcentagem é de 79,6%.
![]() Relatório não traz dados sobre alfabetização na idade adequada |
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Alfabetização até os oito anos
O relatório não traz números definitivos a respeito da alfabetização das crianças na idade adequada. O primeiro obstáculo é a falta de metodologia para medir as habilidades de leitura e escrita em nível nacional. Os números disponíveis são os da Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. No entanto, a pesquisa é feita por amostragem e os dados de alfabetização são obtidos por autodeclaração.
As disparidades regionais chamam a atenção. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste as taxas de alfabetização aos oito anos chegam a 95% enquanto Norte (85%) e Nordeste (76%) ainda apresentam números mais baixos.
As disparidades regionais chamam a atenção. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste as taxas de alfabetização aos oito anos chegam a 95% enquanto Norte (85%) e Nordeste (76%) ainda apresentam números mais baixos.
Português e Matemática
A terceira meta do Todos pela Educação se refere à aprendizagem adequada à série. E os parâmetros são dados por meio de uma pontuação estabelecida no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação nacional conduzida pelo MEC (Ministério da Educação).
Se no atendimento o Brasil melhora a passos lentos, em qualidade a situação do Brasil é ainda mais preocupante. Apenas 50% das metas foram alcançadas, segundo o Todos pela Educação, apesar de a maioria dos dados por região terem apresentado alguma evolução.
Os dados refletem o histórico de falta de preocupação com a questão da aprendizagem, segundo o Todos pela Educação - "só recentemente a questão do aprendizado ganhou destaque no Brasil". Antes, a qualidade da educação era "medida em anos de escolarização e o aprendizado
não figurava como uma questão central", explica.
Se no atendimento o Brasil melhora a passos lentos, em qualidade a situação do Brasil é ainda mais preocupante. Apenas 50% das metas foram alcançadas, segundo o Todos pela Educação, apesar de a maioria dos dados por região terem apresentado alguma evolução.
Os dados refletem o histórico de falta de preocupação com a questão da aprendizagem, segundo o Todos pela Educação - "só recentemente a questão do aprendizado ganhou destaque no Brasil". Antes, a qualidade da educação era "medida em anos de escolarização e o aprendizado
não figurava como uma questão central", explica.
Ponto fraco
O ensino médio é um ponto de atenção na educação básica. A meta 4 é que todo aluno termine o ensino médio até os 19 anos. Em 2007, apenas 44% dos jovens com essa idade haviam conseguido o diploma. Ou seja, menos da metade dos jovens nessa idade consegue a escolaridade adequada.
Para o movimento, é preciso atacar com políticas que diminuam o atraso escolar, ampliem o atendimento e combatam a evasão tanto no ensino fundamental como no médio.
No Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o índice do ensino médio foi o mais baixo, 3,5 numa escala que vai de zero a dez. Em sete Estados, as notas do Ideb caíram.
Para o movimento, é preciso atacar com políticas que diminuam o atraso escolar, ampliem o atendimento e combatam a evasão tanto no ensino fundamental como no médio.
No Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o índice do ensino médio foi o mais baixo, 3,5 numa escala que vai de zero a dez. Em sete Estados, as notas do Ideb caíram.
Governo e sociedade civil
De caráter nacional, a pesquisa do movimento Todos pela Educação tem como parâmetros as cinco metas estabelecidas em seu programa. Elas devem ser plenamente atingidas em 2022. São elas:
Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos
Meta 3: todo aluno com aprendizagem adequada à sua série
Meta 4: todo aluno com ensino médio concluído até os 19 anos
Meta 5: investimento em educação ampliado e bem gerido